Dino Franco e MouraÃ
Alguns detalhes da dupla Dino Franco e MouraÃ
Alguns detalhes dos mestres Dino Franco e MouraÃ
Acostumados à s coisas mais puras e simples da vida cabocla, torna-se difÃcil a tarefa de preambular um trabalho da envergadura desta verdadeira seleção de obras sertanejas. Muito mais, por se tratar de uma reunião daquilo que há de mais autêntico na nossa música raiz: A Moda De Viola, expressão legÃtima das mais sinceras manifestações do homem da terra. E é esse o motivo que nos autoriza a afirmar que violeiro, é aquele que interpreta, com igual desenvoltura uma moda de viola, fora deste enfoque, são todos, artistas e cantores.
Neste volume encontramos:
O Pacote Do Povo - obra em que foi nos dada a particular honra de transcrever, de maneira bem singela, o sentimento, a confiança, a esperança e a gratidão do povo sofrido, em relação a uma medida governamental que veio trazer ao brasileiro humilde nossos dias e vislumbrar de um futuro mais digno e promissor.
Bandeirante Fernão - é uma obra litero-musical que tem conotações regionalistas, além de interpretada por Dino Franco e MouraÃ, foi gravada por outro intérpretes também, exaltando a epopeia do bravo Fernão Dias Paes Leme, o caçador de esmeraldas, cuja figura ficou incrustada na história, muito mais que as gemas preciosas que buscou pelo sertão.
Nelore Valente - demonstra a imaginação fértil do poeta sertanejo, traduzindo em termos fictÃcios a filosofia do caboclo brasileiro, mostrando as razões e sentimentos que existem no trato puro entre o homem e o animal de sua estima.
Travessia Do Araguaia - é uma reedição de um dos maiores sucessos de Biá e Dino Franco, em que mais uma vez prevalecem a filosofia e o sentimento cristão dos homens dos homens que são afeitos a duras provas num transporte de Boiada.
Brasil Viola - é uma obra ilustrada pelas manifestações folclóricas do tradicional catira, onde o próprio caboclo se apresenta de corpo e alma, através da harmonia das vozes de Dino Franco e MouraÃ. É o canto do chão, da mata, da viola, do violeiro, da missa sertaneja e da prece que une o homem do campo ao seu Criador
Violeiro Das Alterosas - é mais uma homenagem de Dino Franco e Mouraà ao caboclo das Minas Gerais, que é um dos mais autênticos e fiéis representantes do gênero musical mais brasileiro do Brasil.
Retrato De Minha Infância - outra obra que reflete e expõe, com profundo realismo a vida de muitos meninos caboclinho, criados na vida dura das plagas rurais, desprovidos do conforto dos centros mais avançados.
A Moda Da Marrequinha - é outro trabalho por Dino Franco e MouraÃ, que revela a argúcia filosófica do caboclo interiorano, estabelecendo um estreito elo de ligação entre a fábula e a realidade, traduzindo um drama que sempre se repete no cotidiano, por envolver questões passionais entre homens e mulheres amantes.
A Moda Da Marrequinha - Dino Franco e Danúbio do Prado
Todo o trabalho, enfim, resume numa só obra fonográfica toda a antologia caboclo, valorizada sobremaneira pelo talento indiscutÃvel de Dino Franco e MouraÃ, aos quais agradeço como amigo e companheiro de poesias, a imensa honra ao convite a estas simples porém sinceras palavras.
A você caboclo irmão, um grande abraço do Tenente Wanderley. (Texto extraÃdo do LP de Dino Franco e MouraÃ: Modas de Viola, Volume 2 (1986)
Discografia de Dino Franco e MouraÃÂ
Você quer aprender a pontear a viola caipira?
Acesse meu material didático:
apostiladeviolacaipira.com.brÂ
Â