30 Dias De Saudade (CHANTECLER 211405422) - (1981) - Franco e Montoro
30 Dias De Saudade (CHANTECLER 211405422).
João Batista de Oliveira (Franco), nasceu no dia 8 de setembro de 1945 em Tupaciguara, Minas Gerais. Filho de família humilde, dedicada ao trabalho na roça; ao lado dos afazeres que lhe cabiam, gostava de caçar, pescar e jogar futebol com os irmão e colegas. aos 10 anos começou a tocar cavaquinho e, com seu irmão Sebastião, ía cantar nos pagodinhos (festa de roça). Logo começou a escrever poesias e compor melodias, indo se apresentar, um domingo por vez mês no programa de alto falante da praça principal de Tupaciguara.
Completo a escola rural, foi fazer o ginásio na cidade e com 15 anos começou a trabalhar como apontador numa firma de terraplanagem. Enviado como chefe de fiscalização para Ituiutaba, terminando seu curso no período noturno.
Dos 17 aos 23 anos morou em Goiânia, trabalhando nas Centrais Elétricas de Cachoeira Dourada, depois pouco mais de 2 anos em Ribeirão Preto, como vendedor de uma distribuidora de refrigerantes e a seguir como encarregado de vendas para a região de Uberlândia.
nas horas vagas do serviço, todo esse tempo, João Batista se dedicava à música, tocava violão e cantava com amigos. Chegou a fazer vários shows em cidades mineiras e goianas, com o pseudônimo de João Roberto, até fazer dupla com outro vendedor: Dílio, com quem, em 1967, gravou o LP "Leva-me Contigo”. A dupla então era "Dílio e Delson”. Também participou de um conjunto para bailes e shows, chamado !Som Especial 7”, com repertório de Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, Wilson Miranda, Beatles e Fevers. Foi apenas em 1975 que foi conhecer seu parceiro atual, filho da mesma cidade.
Baltazar dos Reis Bento (Montoro), nasceu em 15 de setembro de 1979 em Tupaciguara, Minas Gerais. Desde pequeno se interessou pelas congadas e festas de Santos Reis que aconteciam em Tupaciguara.
Com os colegas, passadas as festas fazia as suas congadas e folias particulares até que com 15 anos, teve a oportunidade de participar, junto com sue pai, que era capitão, de algumas andanças com a bandeira, cantando e batendo caixa. Nessa época já tocava cavaquinho e violão, já havia parado de estudar e estava trabalhando em um açougue, Depois de servir o Exército, trabalhou em outras atividades: em construção como pedreiro e pintor; como tratorista, depois numa cooperativa de laticínios até 1976, quando abriu seu próprio açougue em Tupaciguara.
Quando João e Baltazar se encontraram, constataram que suas vozes casavam, formaram a dupla Délson e Mariano e passaram a ampliar o repertório no campo da música sertaneja. Em 1976 e 1977, a dupla ganhou o primeiro lugar no Festival de Música Sertaneja de Tupaciguara e, em 1978 foram levados por Misael à gravadora CBS, onde com Horácio Faustino, que deu à dupla o nome atual de Franco e Montoro, fizeram o primeiro LP.
Sucederam-se inúmeras apresentações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, mato Grosso e Goiás. Em 1980 Franco e Montoro, foram a primeira dupla a se apresentar na orquestra sinfônica da Rede Globo, levando a música: Aonde Vai, de Francisco Franco filho para a quarta eliminatória do MPB-80. Agora, seu segundo LP, primeiro na Continental-Chantecler, traz rancheiras, polca, guarânias, rasqueados, chamamés, sendo 5 composições da própria dupla.